quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bem coladinho

Ah! Já estamos no meio do ano!(pqp tá passando rápido) Período em que festejamos o tão famoso São João! Durante todo o mês de junho (e o início de julho) ocorrem muitas festas estilizadas tendo como tema principal o estilo de vida matuto e seus costumes. Essas festas costumam ser regadas com muitas bebidas, comidas típicas (milho, pamonha, canjica, arroz doce e muitas outras), brincadeiras, fogos de artifício, fogueiras, simpatias e é claro, muita música! Em especial o Forró! E é sobre esse estilo de musical tão popular no nordeste que vou dedicar esse post.


Também conhecido como arrasta-pé, rala-bucho ou bate-xinelo , o termo “forró” ( segundo o historiador Câmara Cascudo) é derivada da palavra “forrobodó” de origem Bantu (dialeto africano que influenciou a língua portuguesa) que tem como significado: arrasta-pé, farra, confusão e desordem. O forrobodó era um tipo de confraternização, um tipo de festa e logo deu origem ao estilo musical: Forró. Também há quem diga que a origem do termo forró veio da expressão inglesa for hall (para todos) muito falada durante a segunda guerra nas bases militares americanas em Natal/RN para designar as festas populares promovidas por lá. Enquanto os Americanos chamavam as festa de for hall (para todos), os nativos a chamavam de “forró” fazendo uma alusão a expressão americana.

O forró raiz tem como principais elementos o um sanfoneiro que dá a melodia, um zabumbeiro e um tocador de triângulo que ajudam a dar ritmo à música. Atualmente, outros instrumentos foram incorporados ao forró (guitarra, baixo, bateria, teclado com batidas eletrônicas) e com isso deu-se início as variações do estilo. O forró universitário e o forró eletrônico são algumas delas. Além do acréscimo/mudança de instrumentos, o estilo das letras também mudou. Antes carregadas de sentimentos nordestinos como a tristeza pela falta d’agua ou coisas simples do cotidiano, as letras de hoje em dia são carregadas de frases de efeito, estereótipos definidos (ter dinheiro, beber muito, ser pegador entre outros) e lamentos de amor (e muitas letras de putaria também neh! ¬¬).



O forró é conhecido no país todo, mas são nas regiões norte e nordeste que ele tem mais força e influência. O estilo de dança do forró é bem peculiar. É dançado em pares comumente um homem e uma mulher (ou nem sempre ¬¬) que variam entre o simples passo “dois pra lá dois pra cá” e outros mais complexos com giros e outras firulas. O forró é conhecido por sua sensualidade, já que para se dançar, a aproximação entre o casal (encoxada =D) e o rebolado, são essenciais para que a dança evolua. O forró também é bastante apreciado por proporcionar muito momentos como posso dizer... calientes entre os que dançam. Saber dançar já é um bom início pra quem quer sair da noite acompanhado.


Dentre as diversas bandas, cantores e compositores, atuais e mais antigos, podemos destacar os seguintes; Dominguinhos, Alcymar Monteiro, Luiz Gonzaga, Flávio José, Dorgival Dantas, Garota Safada, Aviões do Forró, Calcinha Preta, Forró do Muído entre outras.


Bom, espero que tenha acrescentado alguma nova informação para os que gostam do estilo e para os que não conhecem ou não gostam, fica a dica de procurar algum lugar que toque forró e aprenda a dançar! pelo menos pra poder tirar a dúvida se gosta ou não realmente. Confesso que não gostava, pois, muitas letras são uma bosta mesmo, mas como todo estilo musical, também há as que tenham boas letras. Mas hoje vejo que foi uma boa ter aprendido a dançar! Você não imagina o quanto! =D

Obs: Ia colocar um vídeo mostrando alguns passos, mas não consegui... Coloquei o link! Vale a pena dar uma olhada! ; )


http://www.youtube.com/watch?v=aRwaDtcN310

Valew pela atenção! ; ) Até a Próxima! o/

5 comentários:

  1. Aaahhh o forró....
    Muito bom dançar! Adoro as giradinhas e firulas! Td bem q às vezes me enrosco..haha =P Mas é divertido.

    Adorei o texto Kel :}

    ResponderExcluir
  2. Forró eh bom D+! =D

    Tbm sou chegado numas firulas!! hehehehe

    Obrg pelo comentário! ;)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adooro dançar forró...
    E o texto... Eu amei Kel!!!!

    :*

    ResponderExcluir