This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O PODER DO “SER POSITIVO”




No dia-a-dia cada vez mais frenético e estressante em que vivemos atualmente, está se tornando uma tarefa árdua encontrar pessoas que não estejam constantemente com uma cara amarrada ou de preocupação e que não tenham pelo menos mil reclamações a fazer sobre a vida e tudo mais. Encontrar pessoas adeptas do “sorriso fácil” ou dos “simpáticos sorridentes” sem que por trás do sorriso eles não queiram te vender alguma coisa (ou em tempos atuais, pedir seu voto) está cada vez mais raro. Isso me faz pensar em uma coisa: será que estamos perdendo a sensibilidade de termos como hábito um gesto tão simples? De não sentirmos mais prazer em estar de bem com a vida? Sei que temos todos os dias as mais variadas provas e motivos para a seguinte indagação: “com todas essas desgraças acontecendo como eu posso estar sorrindo?”, de certa forma quem a fizer, estará dando um bom argumento, pois, é fato que o mundo está passando por coisas absurdas: aquecimento global, doenças, pobreza, catástrofes, corrupção, desvalorização do ser humano, só para citar algumas entre muitas outras. Mas o que chama a atenção é o fato de que o pensamento negativista está tão enraizado nas pessoas que elas não conseguem enxergar o outro lado da moeda, um lado cheio de coisas boas, de momentos, situação e possibilidades que podem nos dar margem para termos ânimo para sorrir, para estarmos de bem com a vida independente de sermos ou não milionários, ou se nosso time vai mal, ou se isso ou aquilo estiver acontecendo ou não. Enfim, que podemos ter uma qualidade de vida melhor. Isso tudo é uma questão de perspectiva, de como uma coisa é, como a enxergamos e de como queremos enxerga-lá. Se você só tiver pensamentos negativos e catastróficos, até uma simples unha encravada pode ser o fim do mundo! e te “empatará” de realizar muitas coisas que você deseja, já que se deixa influenciar negativamente por coisas “insignificantes”. Por outro lado, pessoas que adotam uma linha de pensamento diferente, o pensamento positivo, estão mais propensas a serem e se sentirem mais realizadas, de estarem mais “de bem com a vida”. Isso se explica pelo simples fato de que quem conserva seus pensamentos sempre positivos mesmo nas adversidades, abre sua mente para as mais variadas possibilidades, para outros caminhos a serem seguidos (novos começos, novas opções) ao contrário das pessoas que cultuam a negatividade, já que essas, em vez de abrirem as “portas” da mente e das novas possibilidades, as fecham, tornado tudo mais difícil e maçante do que realmente são.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas já que sofrem menos com estresse, estão sempre mais dispostas a praticarem atividades físicas e a cuidarem melhor da saúde, são mais confiantes, tudo parece mais simples, menos difícel, são mais abertas a novas amizades e mais bem vistas pelos que o cercam. Sem contar ainda nos inúmeros benefícios que tudo isso traz para o bom funcionamento do organismo, para a melhora da capacidade de aprendizado e relações sociais, enfim, para o desenvolvimento pessoal de cada um. Já as pessoas pessimistas, são mais propensas a serem acometidas por gripes e resfriados com mais facilidade, são mais estressadas e podem ser mais susceptíveis a vícios como do cigarro e da bebida, são menos queridas e mais amargas, pra elas tudo parece mais complicado e difícil do que realmente é, podem ter sua alto estima baixa e envelhecem mais precocemente. Resumindo, são mais desgostosas com a vida.




Mas o que fazer para que isso mude?

Uma reformulação na sua forma de pensar e agir já será um ótimo começo. Evite a autossabotagem (esse é um tema que explicarei com mais detalhes em um futuro post), evite alimentar sua imaginação com pensamentos desagradáveis, pensamentos limitantes que te coloquem medo e te encham de angústia tais como: “eu não posso”, ”não consigo”, ”é muito difícil”, ”não tenho”, “não sou capaz”, “vou me dar mal”, esse tipo de coisa. Pode parecer besteira, mas tudo que falamos ou pensamos com freqüência, acaba sendo incorporado ao nosso ser, sejam esses pensamento negativos ou não, tendem a se refletirem na nossa vida.

Vou dar agora algumas dicas simples, mas que podem trazer uma grande mudança se forem seguidas com perseverança e credibilidade:


  • Não fique se comparando a outras pessoas nem medindo o nível de sucesso dela com o seu e muito menos se martirizando por ver que a pessoa possui algo que você deseja e não tem (ainda). Todos nós temos a capacidade de alcançar qualquer coisa que desejarmos, basta você acreditar que pode e em seguida traçar um plano e segui-lo até alcançar esse objetivo;

  • Não dê ouvidos a quem te diz que você não pode fazer ou alcançar o que deseja baseado em uma suposição de que se ela própria não pode fazer, conseqüentemente você também não. Não deixe que a limitação dos outros seja a sua;

  • Procure ter calma nos momentos difíceis, pare e analise a situação procurando enxergar o outro lado da moeda, nem tudo está perdido. Muitas coisas em nossas vidas só são difíceis por que nós as tornamos assim, enxergando-as da pior forma possível. Dando ouvidos a uma voz interna que sempre tenta nós colocar para baixo dizendo que não somos capazes. Não acredite! ela mente!;

  • Tenha paciência! Tem coisas na vida que não se resolvem da noite para o dia, só se resolvem com o tempo e com a mudança de alguns hábitos. Querer obter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas só lhe deixará frustrado, pois, vai continuar tendo sempre os mesmos resultados de sempre (e que já não lhe agradam mais). Procure fazer diferente, procure novos caminhos e terá novos resultados;

  • Procure sempre ver o lado positivo das coisas e das situações. Se abrir sua mente, sempre vai encontrar, não importa o quanto à situação seja difícil, uma solução para o seu problema.

São esses tipos de detalhes que podem fazer a diferença para que você alcance uma qualidade de vida melhor e que tanto deseja. Alimentar a negatividade pode e vai fechar muitas portas que te levariam a realizar coisas que tanto almeja simplesmente por não deixar você enxergar tantas outras possibilidades possíveis para solucionar um problema ou encontrar uma nova forma de encará-los.




Espero que gostem do texto, pois fiz com muito empenho e desejo de acrescentar algo novo para vocês.
Comentários são bem vindos!


“MUDE SEUS PENSAMENTOS E VOCÊ MUDARÁ SEU MUNDO”
NORMAN VICENT PEALE